Em Portugal uma situação inusitada está ocorrendo em Lisboa, em uma verdadeira queda de braço com a JCDecaux.
Naquele país, o Automóvel Club de Portugal deu entrada a uma providência cautelar contra a Câmara Municipal de Lisboa e as empresas JCDecaux e MOP – Multimedia Outdoors Portugal. A entidade quer barrar na justiça a instalação de até 125 painéis de publicidade digital de grande formato em toda a cidade.
As alegações dadas pela ACP para o pedido na justiça, assim como acontece em algumas cidades brasileiras que tentaram barrar esse tipo de engenho, dão conta de que a tais peças são um fator de distração à condução e um risco enorme para a segurança de todos, condutores e pedestres.
Acontece que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou, há dois anos, o contrato de concessão à JCDecaux para a instalação e exploração publicitária na cidade, por um prazo de 15 anos, mediante o pagamento de 8,3 milhões de euros por ano. E, nesse contrato está prevista a instalação de 125 painéis digitais de grande formato, contestados, agora pela ACP, o que deixa a CML em uma sinuca de bico.
Até o momento, a JCDecaux não se manifestou sobre o teor da ação ou quais as providências que irá tomar para rebater a mesma.
Jorge Luiz Mussolin
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