Em Saquarema, cidade reconhecida mundialmente como a capital do surfe no Brasil, um outro tipo de onda é diariamente enfrentada: a da violência contra a mulher. E agora, no Agosto Lilás, esse compromisso ganhou voz e imagem com a campanha "Desaparecidas", criada pela Agência 1.
A campanha reforça um ponto pouco explorado. A de que o desaparecimento de milhares de mulheres começa aos poucos, antes mesmo de qualquer denúncia de agressão física. Elas somem da escola, das redes, dos encontros com amigas, dos espaços de trabalho. Elas se apagam. E esse apagamento raramente é percebido como o que realmente é — o início do ciclo de violência.
A ação faz uso de elementos visuais inspirados em cartazes de pessoas desaparecidas, aplicados em peças como outdoors, mobiliário urbano e redes sociais. São personagens fictícias, mas baseadas em histórias reais, que desaparecem do convívio cotidiano. O objetivo é chamar atenção para os sinais silenciosos da violência e incentivar a denúncia precoce.
Além das peças estáticas, a campanha também conta com um filme de 30 segundos para redes sociais e TV, spot de rádio e influenciadores locais.
Jorge Luiz Mussolin
Ação destaca sons do inverno comuns nesta estação
Netflix coloca outdoor inusitado em Xique-Xique, na Bahia
Banca será composta por 34 especialistas nacionais e internacionais
Aquisição foi anunciada no Paraná